quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Contando Histórias

"Curvem-se; sou o imperador dos sonhos."
- Clark Asthon Smith, "O Comedor de Haxixe"

Há muito tempo atrás, antes dos filmes, da tevê, do rádio ou dos livros, as pessoas costumavam contar histórias umas às outras: histórias de caçadas, lendas sobre os deuses e os grandes heróis, ou fofocas sobre os vizinhos. Elas contavam histórias em voz alta, como parte de uma tradição oral de narrativa - uma tradição que já perdemos quase inteiramente. Não contamos mais histórias - nós as ouvimos. Sentamos-nos passivamente, e deixamos que nos tomem no colo e nos levem para o mundo que nos é descrito. Tornamo-nos escravos da televisão, permitindo a uma oligarquia de artistas que descrevam nossa cultura para nós. Mas existe outro caminho. O hábito de contar histórias pode voltar a fazer parte de nossa cultura. É sobre isso que trata este jogo: não sobre histórias contadas para nós, mas histórias que contamos uns aos outros. O propósito de Lobisomem é tornar as lendas e os mitos antigos uma parte mais substancial de nossas vidas. Contar histórias nos permite entender a nós mesmos,oferecendo-nos uma ferramenta com a qual explicar nossos triunfos e derrotas. Olhando para a nossa cultura, nossas famílias e nós mesmos em novos contextos, podemos descobrir coisas que nunca havíamos percebido. É divertido porque é revelador e estimulante porque é realista. Nosso fascínio por contar histórias está imbuído de propósito: ninguém duvida disso.

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