quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A INEVITÁVEL ADVERTENCIA: Isso é só um Jogo


Vampiro: A Máscara é um jogo que requer imaginação, esforço criatividade e, acima de tudo, maturidade. Parte dessa maturidade é perceber que Vampiro é somente um jogo, e que as situações descritas nas paginas a seguir são completamente imaginárias. Ao derrotar alguém jogando Banco Imobiliário, você não vai hipotecar a casa dele. Se você afunda alguém em Batalha Naval não vai começar a jogar bombas incendiaras nos navios. A mesma regra se aplica a qualquer jogador de RPG ou jogo de narrativa. Em outras palavras você NÃO é um vampiro. Quando o jogo acaba, deixe de lados os livros, dados e aproveite sua vida; e deixe as outras pessoas aproveitarem as delas. Para 99,9% de vocês que são suficientemente conscientes para não precisar desse aviso, BOM DIVERTIMENTO. Para os outros, é recomendado que não prossiga.






Vampiro é um jogo de faz-de-conta, de mentirinha, de contar histórias. Embora Vampiro seja um jogo, seu objetivo está mais em contar histórias que em vencer. Se você nunca fez este tipo de coisa antes, deve estar confuso com o próprio conceito de um jogo de contar histórias. Porém, depois de compreender os conceitos básicos, descobrirá que a coisa não é tão estranha assim mas, na verdade, curiosamente familiar. Você e seus amigos contarão histórias de loucura e de desejo. Histórias de coisas que duelam na noite. Contos de perigos, de paranóia, de um mal sinistro. Contos oriundos dos recessos mais sombrios de nossos inconscientes. E no âmago dessas histórias repousam os vampiros. Essas histórias irão conquistar a sua imaginação muito mais prontamente que qualquer peça ou filme. Além disso, são de uma natureza mais sombria que os contos de fadas de nossa infância (os quais, aos revermos com olhos adultos, também parecem bem sinistros). Isto porque você é parte da história, e não um mero espectador. Você a está criando à medida que prossegue, e o resultado é sempre incerto. Este jogo oferece uma forma de  experimentar um horror de natureza por demais imediata: você o vive do outro lado do espelho. O horror de Vampiro é o legado de ser metade fera, aprisionado num mundo desprovido de valores absolutos, onde a moralidade não é imposta é escolhida. O horror de Vampiro é o mal interno, a sede avassaladora por sangue quente. Talvez o maior perigo de jogar Vampiro seja o de ver a si mesmo no espelho. Para jogar este jogo é preciso confrontar a loucura que se esconde em você, contra a qual luta para dominar e sobrepujar, mas que nunca ousa fitar. A não ser que esteja disposto a ver o reflexo de suas próprias imperfeições, não siga adiante. Aqueles que ousam vislumbrar a eternidade não são recompensados apenas com a sabedoria, mas também com a loucura.
Agora, leitor, contei-te meu sonho;
Vejas se consegues interpretá-lo para mim
Ou para ti mesmo, ou para teu próximo. Mas acautela-te
Para não equivocar-te na interpretação; pois isso, em vez
De fazer-te bem, apenas prejudicar-te-á
Por interpretares errado assuntos malignos.
- John Bunyan, The Pilgrims Progress

Nenhum comentário:

Postar um comentário